Os 9 locais mais visitados pelos turistas no norte de Portugal

Descubra os 9 locais mais atrativos aos olhos dos turistas no norte de Portugal e admire os seus encantos…

Considerado berço da nação, o norte tem os locais mais históricos e terras repletas de paisagens deslumbrantes. População afectiva pois que aqui todos são bem recebidos e acarinhados pela energia de amizade e felicidade das suas gentes. Conheça e aprecie os melhores locais para visitar no norte de Portugal.

1. Porto

A cidade onde os turistas são mais felizes! É assim que está categorizada a cidade do Porto actualmente. Conhecida também pelas tradições típicas e populares do norte de Portugal assim como pela sua gastronomia própria – de comer e chorar por mais. Uma cidade com vários prémios internacionais como já foi mencionado no artigo anterior – “Lisboa e Porto estão a derreter os corações dos turistas.” Aqui é garantido que passará excelentes dias com muito território dentro da cidade por descobrir. Se gosta de arte e de história é sem dúvida um local de visita obrigatória.

2. Guimarães

Dos mais importantes destinos históricos de Portugal, está situada no distrito de Braga a norte do país. Foi cabeça do condado portucalense desde o séc. IX, tendo sido o seu castelo alvo de diversos episódios que estiveram na origem da independência do Portugal e cujo conde, D. Afonso Henriques se tornou desde 1143 Rei de Portugal.

Considerada Património Mundial da UNESCO em 2001, esta encantadora cidade, rodeada de um ambiente medieval destaca-se pela forma harmoniosa como todo o seu património arquitetónico foi preservado.

3. Amarante

Conhecida pela sua imponente ponte e pela famosa igreja e convento de São Gonçalo, o Santo Casamenteiro. Amarante respira um ar romântico e bucólico, bem visível nos seus edifícios e tradições. Por isso uma visita a Amarante é sempre uma viagem no tempo e uma aventura do espírito. 

A rica tradição gastronómica, que inclui a doçaria conventual, é um das maiores atrações desta cidade, não esquecendo o vinho verde que aqui é rei.

Situada nas abas da serra do Marão, no vale do Tâmega está a um passo de inúmeros destinos turísticos de interesse oferecendo belas paisagens, com aldeias ancestrais e relevos grandiosos.

4. Pinhão

Uma das referências do Douro Vinhateiro, situada no conselho de Alijó. Esta lindíssima vila rodeada de várias quintas onde é produzido um dos melhores vinhos do mundo, recebe milhares de turistas por ano. 

Aconselhamos, para uma melhor experiência, a visita na época das vindimas em meados de Setembro. Por esta altura terá acesso a parte do processo da criação do vinho.

5. Braga

Com diversos nomes atribuídos, Braga é conhecida por cidade dos Arcebispos, Roma Portuguesa, Capital do Barroco e Penico do Céu. Enfim, vários títulos que são tradicionalmente utilizados para descrever esta cidade. Genuína e autêntica marca a diferença pelos habitantes que são apaixonados pela cidade, um povo que gosta de festa e convívio. 

Portugal adora o bacalhau e o bacalhau à Braga é dos pratos mais populares, delicioso e atrativo aos apreciadores de peixe.

6. Ponte de Lima

Segundo os portugueses é considerada a vila mais antiga de Portugal, situada no Minho. É sem dúvida um local para descobrir, cheio de história e tradições. Ponte de Lima prefere ser “uma vila grande a uma cidade pequena” assim diz a sua gente. Conhecida pela sua admirável ponte sobre o rio Lima onde poderá encontrar várias construções medievais e Igrejas barrocas.

7. Lamego

Apesar de pouco divulgada, a cidade de Lamego continua a ser escolhida pelos turistas que procuram conhecer melhor Portugal. Recomendamos os principais pontos de referência para a sua visita: 

  • Museu de Lamego;
  • Miradouro de São Leonardo da Galafura;
  • Peso da Régua;
  • Ucanha;
  • Mosteiro de São João da Tarouca;
  • Miradouro de Casal de Loivos

8. Rio de Onor

Um aldeia que é bastante popular no norte, situada no parque natural de Montesinho, conselho de Bragança, atravessada pela fronteira de Espanha. A aldeia do Rio Onor é rodeada de casa típicas em xisto, antigas mas atualmente muito bem recuperadas. 

Se gosta de acampar este destino é uma boa escolha para si. Viverá uma aventura completa ao percorrer o Roteiro da Baixa Lombada e Onor, que atravessa as aldeias de Baçal, Sacoias, Aveleda e Varge.

9. Chaves

Por último e não necessariamente o pior, Chaves é uma ótima cidade para poder visitar a pé. Sensivelmente pequena mas cheia de tradições. Aqui iremos nomear os principais locais aos quais poderá visitar em poucos dias:

  • Subida à torre de Menagem do Castelo de Chaves;
  • Visita à Igreja da Misericórdia;
  • Visita à Igreja de Santa Maria Maior;
  • Passear sobre a Ponte Romana de Trajano;
  • Visita ao museu de Arte Contemporânia Nadir Afonso;
  • Provar o famoso pastel de Chaves.

Leave a Reply

Reserve Agora