Lisboa e Porto estão a derreter os corações dos turistas

Cada vez mais tem vindo a crescer o número de turistas em Portugal nos dias que correm. O cenário tem sido filas enormes na entrar de monumentos e multidões espalhadas pelas ruas.

Em meados do ano 2015 Portugal transformou-se de um país escondido e desconhecido a interessante e atrativo. A internet, principalmente o Google, foi dos principais aliados a este acontecimento. Parte desta revolucionária conquista também teve um enorme poder e ajuda das companhias aéreas e agências de viagem. Com viagens mais económicas conseguiram maior número de viajantes por todo o mundo e Portugal não foi exceção.

Por outro lado, o aparecimento e desenvolvimento das redes sociais como Facebook, Instagram, Snapchat, etc, deram oportunidade de divulgação do nosso país quase de forma gratuita, como um poderoso meio de comunicação para todo o mundo. Em 2018 Portugal ganhou 17 óscares de turismo atribuídos pela World Travel Awards. Atualmente é considerado pelo 3º ano consecutivo como melhor destino turístico europeu 2019 pela mesma entidade.

Segundo Luís Araújo, Presidente do Turismo em Portugal – “O turismo de Portugal está empenhado para, em conjunto com todos os seus parceiros, privados e públicos, cumprir os desígnios desta estratégia com êxito – aumentar a notoriedade do país nos mercados internacionais, impulsionar a economia e valorizar o território.”

Porque Porto e Lisboa são dos destinos mais desejados?

Porto

Conhecido como a cidade dos turistas felizes e segunda Capital, eleita por 3 vezes o melhor destino europeu (2012, 2014 e 2017), a cidade continua a encantar quem por lá visita. Segundo um estudo realizado pelo Núcleo de Investigação do ISAG – European Business School (NIDISAG), junto de várias centenas de visitantes tanto portugueses como estrangeiros que se encontravam na cidade, foram entrevistados turistas de 48 nacionalidades. Realçando os alemães (12,5%), os brasileiros (10,5%), os franceses (8,3%) e os britânicos (7,9%). Também foi verificado que em termos de estadia, rondava as 4/5 noites.

Relativamente ao conteúdo da cidade, para quem já leu o artigo anterior sobre as 7 boas razões para Portugal ser o seu destino de eleição, já percebeu um pouco do que a cidade do Porto tem para oferecer. Desde a gastronomia típica da cidade avaliada pelos turistas em 4.5 numa escala até 5 estrelas, assim como pela visita às caves do vinho do Porto, mais de 40%.

De uma forma geral, estudos revelam que a maior parte dos turistas (90%) que visitam Portugal, é no Porto que demonstram o sentimento de enorme felicidade, elegendo a cidade no seu top 3 de destinos que pretendem voltar a visitar.

Principais locais escolhidos pelos turistas como visita obrigatória:

Lisboa

A cidade do Design e verdadeira capital… bela e deslumbrante – são alguns dos adjetivos mais usados pelos turistas que descrevem a sua experiência nesta cidade. Em 2017 Lisboa ganhou o prémio “Design Awards 2017” ficando à frente de conhecidas cidades como: Washington (EUA), Shenzhen (China), Viena (Áustria) e São Francisco (USA). O ponto de referência para este prémio foi a inauguração do Museu da Arte, Arquitetura e Tecnologia (MAAT).

Em 2018 quando Portugal foi nomeado pela World Travel Awards com 17 óscares de turismo, Lisboa foi considerada como “melhor cidade destino” e “melhor destino city break” a nível mundial. Atualmente, a Associação Turismo de Lisboa (ATL) foi considerada pela 1ª vez como “Melhor City Tourist Board”, pela World Travel Awards 2019. A cidade de Lisboa tem investido muito na qualidade do turismo e os turistas têm respondido com muitos elogios.

Locais mais escolhidos pelos turistas:

1 Response

Leave a Reply

Reserve Agora